Salmo 40

Salmo 40

Salmo 40

O salmo 40 ajuda-nos a compreender a importância de depositarmos a nossa confiança no SENHOR. No primeiro versículo, o salmista confessa que colocou a confiança no SENHOR mesmo antes de gritar por socorro. Depois, ele indica a razão de confiar em Deus. O salmista reconhece que toda a sua vida depende de Deus. A atitude do Salmista desafia-nos a redefinirmos o conceito de confiança no SENHOR. Em muitos casos, temos uma confiança condicional como se fosse um requisito para Deus nos conceder o que pedimos. Este tipo de confiança é imatura e não deve caracterizar um discípulo de Jesus maduro. A nossa confiança no SENHOR deve ser incondicional porque o nosso viver depende de Deus (versículo 4).

Quando depositamos toda a confiança no SENHOR, tudo o que Ele nos manda fazer dá-nos gozo e alegria porque reconhecemos o Seu amor. Por outras palavras, mesmo antes de recebermos o que pedimos a Deus, temos que nos alegrar em fazer a Sua vontade. Não devemos agir como crianças que em muitos casos esperam uma promessa de recompensa para fazer o que os pais mandam. Por exemplo, quando era criança, muitas vezes, negava tomar banho ou ir para escola porque não entendia a importância, embora os meus pais me obrigassem. Em alguns casos os meus pais tinham que me ameaçar com um castigo para tomar banho ou para ir para a escola. Às vezes prometiam-me um presente pelo banho ou na ida para escola. Neste tempo, a importância do banho ou escola era só para evitar o castigo ou garantir o presente prometido que, se por alguma razão não recebesse o tal presente, ficava zangado com os pais pensando que fiz um trabalho sem recompensa. Depois de crescer, compreendi que mesmo sem presente, a ordem dos pais para eu tomar banho ou ir a escola já era uma manifestação do amor deles para comigo. Em vez de cobrar o presente pelo banho ou escola, eu tinha de lhes agradecer por essa obrigação. Da mesma forma, David declara que tem grande alegria em fazer a vontade do SENHOR seu Deus porque a lei de Deus está no seu coração (versículo 8).

Quando lemos a história de David na Bíblia conseguimos ver que ele teve muito sucesso como guerreiro mas nunca confiou nas suas capacidades porque sabia de onde Deus o tinha tirado. Tem sido uma realidade preocupante quando vemos cristãos que murmuram na caminhada cristã como se a vida antiga fosse a melhor. Independentemente do peso da cruz que possamos carregar na nossa caminhada cristã, precisamos de reconhecer que antes de seguirmos a Jesus estávamos cansados e sobrecarregados com os nossos pecados que eram muito pesados. Em Cristo encontramos o descanso e a força para carregarmos a cruz (Mateus 11:28-29). Nisto, os cristãos que ficam a lamentar na caminhada cristã precisam de aprender com o salmista que embora sejam incontáveis os problemas que os cercam, as maravilhas do SENHOR, nosso Deus, são tão numerosas que o salmista nem é capaz de proclamá-las e anunciá-las (versículos 5 e 12).

Halissone Nefitala é professor em Seminario Nazareno em Mocambique.

Public