Uma oração de Ana De 1 Samuel 2:1-10

Uma oração de Ana De 1 Samuel 2:1-10

A oração de alegria de Ana irrompe após o tão esperado nascimento de seu filho, Samuel. Por trás desse poema de exaltação, espiamos o caráter de um Deus que intervém no drama de uma família. Mais adiante na história, o profeta Samuel é poderosamente usado pelo Senhor para denunciar a corrupção no sacerdócio, bem como iniciar a transição de Israel da liderança dos profetas para o governo dos reis.

A canção de Ana contém camadas de significado, profecia e significado histórico. É, no entanto, uma simples oração nascida da resposta à disfunção de uma família. A alegria de Ana se concentra em sua própria jornada pessoal e na restauração que recebeu das mãos de Jeová.

Ser chamado para mediar um drama familiar pode ser um pesadelo para um ministro. Muitas das chamadas urgentes que um pastor recebe envolvem a resolução de conflitos em algum nível. E apesar de todo o nosso treinamento ministerial, ainda entramos em uma sessão de aconselhamento familiar com apreensão. Francamente, a maioria de nós aprendeu sobre a resolução de conflitos por meio de tentativa e erro, às vezes tirando conclusões precipitadas à medida que vemos o quebrantamento dos outros. Quanto mais disfuncional a família, maior nossa sensação de desamparo.

Mas as afirmações incríveis de Ana sobre a soberania de Deus se destacam em sua oração. Ela canta que o Senhor exalta os humildes e fortalece os fracos. Ela se alegra porque, por Deus, sua “boca se exalta sobre seus inimigos” (v. 1). Se lermos 1 Samuel 1, sabemos que seu inimigo é Penina, a outra esposa de seu marido, que teve filhos, mas era mesquinha. Ana é profundamente amada pelo marido, mas está de coração partido porque não tem filhos. Para piorar a situação, Penina não consola ou faz amizade com Ana em sua tristeza. Em vez disso, ela a intimida e zomba dela. Por razões que são claras na dinâmica desta família, Penina usa qualquer oportunidade para envergonhar Ana.

Elcana, o marido de Ana, tenta consolá-la usando um raciocínio alegre e superficial. Mas ele é incapaz de administrar o conflito entre suas duas esposas. Ele está desinteressado ou despreparado para enfrentar a crueldade de Penina. Esta é uma estrutura familiar tão estranha e tóxica que poderia ser o roteiro de uma novela ruim. Um Deus de majestade e força brincaria com tal injustiça mundana e interpessoal?

Mas Deus intervém na crise familiar de Ana. Fico surpresa ao perceber que Deus não humilha nem confronta Penina. Ele simplesmente acerta as coisas. E é isso que Ana reconhece em seu Deus. Depois de declarar sua grandeza, ela começa um ato de equilíbrio de metáforas. Ela adverte: “O arco dos fortes é quebrado, mas os fracos são revestidos de força... os que estavam famintos, agora não passam fome” (vv. 4-5).

Ana então para de falar em metáforas e começa a nomear sua vergonha. Ela afirma que a “A que era estéril deu à luz sete filhos, mas a que tinha muitos filhos ficou sem vigor” (v. 5). Ela dá o passo final da cura renomeando sua dor com gratidão. Em nossos conflitos interpessoais, também devemos reconhecer que a história não está terminada até que possamos reconstruir nossa linha do tempo para incluir aceitação e gratidão. Mesmo o trauma pode ser recontado. Esta música é uma reescrita da vergonha de Ana para a glória de Deus.

A oração de Ana não é sobre o futuro de Israel. Não é uma oração sobre o passado de Israel. E embora a verdade de suas palavras conte um ciclo de história que aponta para Cristo como um futuro rei, Ana está apenas descrevendo Jeová que coloca seu mundo em ordem. O versículo 8 diz: “Levanta do pó o necessitado e, do monte de cinzas ergue o pobre. Ele os coloca entre os príncipes, colocando-os em assentos de honra. Pois toda a terra é do Senhor, e ele colocou o mundo em ordem”. Este é um Deus que tornou fúteis as provocações de Penina — o Deus que protegeu uma família de suas próprias consequências tóxicas. E esse Deus ainda media e intervém em meio à humilhação e ao abuso.

Servimos Aquele que corrige o nosso mundo. Ele está interessado em nos restaurar, apesar de nosso quebrantamento e disfunção. Ele não precisa pulverizar nossos inimigos. Em vez disso, ele nos capacita a responder aos nossos agressores. Ele preenche o que falta; ele exalta o que foi esmagado.

Se a oração de Ana deve ser abraçada, os métodos de intervenção e restauração de Deus em nossas vidas não são sobre ser "felizes para sempre". Eles nem sequer são sobre vindicação. Em vez disso, reconhecemos que ele equilibra a balança; ele é um endireitador de erros. Jeová endireita os caminhos desnivelados que trilhamos (Isaías 45:2, Lucas 3:4-6). Se o deixarmos, ele interromperá nosso drama interpessoal. Ele defenderá aqueles que clamam a ele para que possam recontar sua história com notas de louvor.

Robin Radi está servindo como pastora e missionária na Argentina.

Public